Este blog é para atualizar minhas "garrafas ao mar" lançadas no oceano plástico das artes visuais contemporâneas ou não...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Neno Brazil no Acervo do MASC.

Tenho duas obras no acervo do Museu de Arte de Santa Catarina, a primeira foi para o acervo em 1980 quando eu fui premiado no Salão da UDESC daquele ano e o prêmio era de aquisição pela Fundação Catarinense de Cultura.

O Jantar - Lápis de côr e grafite, desenho 30x40cm 

A segunda, tem uma história mais complexa, não é propriamente a obra que está no acervo.
Trata-se de uma serigrafia que fiz como uma provocação ao propor a instalação HABITAT ao 1° Salão Victor Meirelles em 1993.
Na impossibilidade de "montar" a proposta para primeira apreciação do juri, fiz um projeto esquemático e uma serigrafia onde escrevi: Vã tentativa de visualizar a obra antes de instalada.
Acabei ganhando um prêmio especial, que foi dividido com o primeiro prêmio que ficou com o Rubens Ostroen. O primeiro prêmio era dinheiro e uma viagem, dividiram, criaram um prêmio especial e me deram a viagem...
Me lembro que a Doraci Girulat achava que eu ia ganhar o primeiro prêmio e me honrou com a torcida para um ex-breve-aluno.
S/Título - Serigrafia tosca, colagem com xerox (pedra) e desenho (barco) 40x30cm
E como este prêmio também era de aquisição e a minha obra era composta de 200 quilos de lama fresca do mangue, uma centena de juncos secos tingidos e a pintura dos painéis do museu, não havia muita materialidade para guardar no acervo e acabou ficando esta serigrafia e algumas fotos como registro deste prêmio no acervo do MASC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário